domingo, 25 de setembro de 2016

MAPA CANOAS 1965-1984 - Primeiras Imagens

Começamos a criar o Mapa Canoas 1965-1984 ( fictício ou semi-real) há pouco mais de uma semana e já temos os primeiros detalhes prontos.

Na sequência, mostramos as imagens da seção que já está 100% pronta. Trata-se do Terminal Parada 1, no bairro Niterói. Nas imagens é possível ver que ainda falta um pouco de trabalho na BR-116, no trilho do trem, na Avenida Guilherme Schell e nas margens do Rio Gravataí.






sábado, 24 de setembro de 2016

MAPA CANOAS 1965-1984 (fictício)



HISTÓRIA

Canoas é uma cidade que pertence à Região Metropolitana de Porto Alegre, fazendo parte da mesorregião Metropolitana e da microrregião Metropolitana. A região onde hoje é a cidade, pertencente em parte a São Sebastião do Caí e em parte a Gravataí, municípios vizinhos, até 1939, começou a ser povoada com a chegada da linha férrea e a construção da sua estação de trem em 1874.

Primeira estação férrea de Canoas, hoje abrigando a Fundação Cultural de Canoas

Mas foi somente em 27 de junho de 1939 que as duas pequenas regiões de cada cidade se juntaram e se emanciparam, criando o município de Canoas. Desde então, a economia canoense tem crescido em torno da produção industrial (68,4% da receita da cidade vem daí)  e do comércio (23,4% da receita), além da agropecuária e serviços (os quais totalizam 12,2% da receita). Atualmente, a cidade possui o 2º maior PIB e a 4ª maior população do Rio Grande do Sul, além de ser a 53ª do Brasil em população.

Centro de Canoas

TRANSPORTE

Com 34 bairros, Canoas é atendida por uma única empresa, a Sociedade de Ônibus Gaúcha (Sogal ou Gaúcha), braço da Viação Canoense S.A. (VICASA), que administras linhas entre Porto Alegre e os principais bairros das cidades da Região Metropolitana.

VICASA através dos tempos (modelos mais conhecidos)


Com isso, a situação do transporte na cidade é precária. Uma vez que a concessão da Sogal acabou em 1994 e a prefeitura nunca demonstrou interesse em renovar ou contratar outra empresa, ela continua até hoje administrando as linhas do município com vários problemas, entre eles:

- demora; algumas linhas têm intervalos de até uma hora e muitas vezes o horário não é seguido.
- poucos carros com ar-condicionado e acesso a PNEs.
- defasagem e lentidão na renovação da frota; ainda há ônibus dos anos 1980 em circulação.
- falta de ligação entre bairros.
- poucos lotações (micro-ônibus).
- linhas que só funcionam em determinados horários.
- linhas que fazem trajetos semelhantes e no mesmo horário.

A SOGAL/GAÚCHA através dos tempos (modelos mais conhecidos)


A cidade também é atendida por um trem de superfície, o Trensurb, que corta seu Centro e outros seis bairros, e empresas de municípios vizinhos que administram linhas que passam por ela, além de ter uma rodoviária pouco usada.


O MAPA CANOAS 1965-1984

Nosso mapa fictício de Canoas terá uma característica diferente: será totalmente baseado no passado, entre os anos 1965 e 1984.

As avenidas, ruas, bairros, casas, paisagens e ônibus serão todas dispostas de modo a relembrar como eram nos anos 1965 a 1984, antes das obras para a implantação dos trilhos da Trensurb (inaugurado em 1985). Além disso, ele não será totalmente baseado na realidade da expansão da cidade através dos anos, por isso o chamamos de "fictício". Poderíamos chamar também de "semi-real", pois a proposta é usar o layout conhecido da cidade de Canoas e sua paisagem natural.

Com isso, o morador de Canoas que estiver jogando no mapa vai perceber grandes diferenças com o cenário atual, como a inexistência de algumas ruas, a falta de asfaltamento/pedramento em outras e prédios conhecidos da cidade ainda em construção.

Os ônibus usados também serão de época. Por enquanto, serão disponibilizados monoblocos com skins Canoense e Gaúcha, mas posteriormente existirão ônibus e skins de diversos modelos dentro da extensão temporal do mapa (1965-1984). Esses ônibus serão disponibilizados assim que prontos.


2016 - FASE 1: AS PRIMEIRAS LINHAS (V1.0)

A primeira versão do mapa será uma espécie de teste para saber se ele agrada ao público. Nele, haverão apenas três linhas fictícias que farão um trajeto circular pelos bairros Rio BrancoNiterói e Fátima. Estas linhas serão baseadas na disposição das ruas existentes entre 01/01/1965 e 31/12/1984 e limitadas aos bairros citados.

Limites da fase 1 do mapa


Atualmente há uma linha circular que atende cada um dos três bairros (I301C - Boa Saúde/Rio Branco/MaracanãI302C - Niteroi, com uma variação, e I307C - Fátima/Circular, com quatro variações), mas no caso deste mapa, elas serão fictícias pelo fato de que não existia tal módulo de transporte nos bairros até 1985. O trajeto das linhas fictícias também serão diferentes para se adequarem à disposição das ruas na época proposta.


2017/1 - FASE 2: REGIÃO CENTRAL E CHRONO EVENTS (V2.0)

Na V2.0, o Mapa Canoas 1965-1984 metade da cidade já estará disponibilizada, chegando ao Centro e aos bairros mais rurais Mato Grande, Harmonia, Cinco Colônias e Estância Velha, entre outros, e ao distrito Chácara Barreto. Com isso, começarão a circular as linhas da Sociedade de Ônibus Gaúcha (Sogal/Gaúcha) e Viação Canoense (VICASA) com terminais nas áreas já transitáveis e dentro da cidade (linhas intermunicipais ainda não estarão disponíveis).

Limites da fase 2 do mapa

Chrono Events serão adicionados ao mapa, sendo:

- A: 1965 - se estenderá de 1965 a 1974, quando as mudanças paisagísticas eram poucas.

- B: 1975 - se estenderá de 1975 até 1979, quando a cidade cresceu e a paisagem começou a mudar drasticamente.


2017/2 - FASE 3: A CIDADE COMO UM TODO (V3.0)

Canoas finalmente está completa, chegando até os bairros mais afastados como Igara, Guajuviras, São Luís e outros, bem como aos distritos Berto Círio e Santa Rita. Com a cidade finalizada, a maior parte das linhas da VICASA e Gaúcha já estarão disponíveis, exceto intermunicipais.

Neste ponto, o uso do Chrono Event correto lhe dará uma experiência bastante interessante dos aspectos que mudaram quase que repentinamente na cidade. Além dos já existentes, adicionaremos o evento:

- C: 1980 - de 1980 a 1984, as obras da Trensurb e o repaginamento das ruas e avenidas foram um marco na cidade.

Limites da fase 3 do mapa



LINHAS QUE ESTARÃO PRESENTES NO MAPA POR FASE:
*por se tratar de um mapa fictício, as linhas não seguirão os trajetos originais em alguns casos.


FASE 1
- F300C - Rio Branco/Circular
- F301C - Rio Branco/Fátima/Circular
- F302C - Niterói/Circular
- F306C - Fátima/Circular
- F307C - Parada 1/Fátima/Circular
- F403A - Alimentadora Rio Branco/Niterói via Fátima

ROTAS PROPOSTAS PARA AS LINHAS DA FASE 1
Preta: F300C; Vermelha: F301C; Azul: F302C; Verde: F306C; 
Amarela: F307C; Roxa: R403A.
Pontos nas cores das linhas: terminais correspondentes.

FASE 2
- F300C - Rio Branco/Circular
- F301C - Rio Branco/Fátima/Circular
- F302C - Niterói/Circular
- F303C - Centro/Harmonia/Cinco Colônias/Vila Cerne/Mato Grande/Circular
- F304C - Mathias Velho/Circular
- F305C - Mathias Velho/Chácara Barreto via /Centro/Hospital
- F306C - Fátima/Circular
- F307C - Parada 1/Fátima/Circular
- F500R - Parada 1/Igara via Hospital/Chácara Barreto/Guajuviras
- F501R - Parada 1/Centro
- F502R - Rio Branco/Guajuviras via Niterói/Hospital/Igara
- F505R - Rio Branco/Vila Cerne via Mathias Velho
- F507R - Fátima/Mathias Velho via Mato Grande/Vila Cerne/Harmonia/Cinco Colônias/Centro
- F508R - Fátima/Guajuviras via Centro/Hospital 

FASE 3
- F300C - Rio Branco/Circular
- F301C - Rio Branco/Fátima/Circular
- F302C - Niterói/Circular
- F303C - Centro/Harmonia/Cinco Colônias/Vila Cerne/Mato Grande/Circular
- F304C - Mathias Velho/Circular
- F305C - Mathias Velho/Chácara Barreto via /Centro/Hospital
- F306C - Fátima/Circular
- F307C - Parada 1/Fátima/Circular
- F401R - Rio Branco/São Luís
- F402R - Rio Branco/Petrobrás
- F403A - Alimentadora Rio Branco/Niterói via Fátima
- F404R - Parada 1/OZANAM via BR-116
- F405R - Parada 1/São Luís via Hospital
- F500R - Parada 1/Igara via Hospital
- F501R - Parada 1/Centro
- F502R - Parada 1/Berto Círio via Hospital/OZANAM
- F503R - Rio Branco/Berto Círio via Guilherme Schell
- F504R - Rio Branco/Guajuviras via Niterói/Hospital/Igara
- F505R - Rio Branco/Vila Cerne via Mathias Velho
- F506R - Rio Branco/OZANAM via Guilherme Schell/Guajuviras
- F507R - Fátima/Mathias Velho via Mato Grande/Vila Cerne/Harmonia/Cinco Colônias/Centro
- F508R - Fátima/Guajuviras via Centro/Hospital
- F509R - Fátima/Chácara Barreto via Hospital
- F510R - Chácara Barreto/OZANAM/Circular via Hospital/Igara/Guajuviras
- F600F - Santa Rita/Estância Velha via Berto Círio/OZANAM
- F601F - Santa Rita/Rio Branco via OZANAM/Estância Velha/Niterói
- F602F - Centro/Santa Rita via Berto Círio


PREVISÃO DE ENTREGA DA FASE 1 (V1.0)
2017/2.
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FUTURO

Abaixo listamos os projetos relativos a Canoas que queremos lançar futuramente (sem data específica).


MAPA CANOAS 1985-1999 (fictício)

Um longo caminho precisará ser percorrido pelo primeiro mapa antes que possamos pensar em trazer canoas para a modernidade, mas já fazemos planos que dependem do sucesso do mapa original.

Se tivermos um bom retorno, fazermos um segundo mapa de Canoas, desta vez cobrindo desde 01/01/1985 até 31/12/1999. Como proposto no original, teremos várias linhas de ambas as empresas que trabalham no município e a modernização das ruas, avenidas, prédios, paisagens e frota. Também haverão Chrono Events específicos para alguns anos.


MAPA CANOAS 2000-2020

Não poderíamos encerrar o projeto sem entregar a cidade atual, com sua aparência e os carros das empresas VICASA e Gaúcha que circularam a partir de 01/01/2000. É provável que existam linhas que saiam para outros municípios nos arredores (exceto Porto Alegre). Chrono Events também serão adicionados. Este projeto, se for em frente, sairá a partir de 2020.


PRELÚDIO - MAPA CANOAS 1947-1964

Essa era nossa ideia inicial, mas tivemos que descartá-la por apresentar muitas dificuldades na sua montagem. Porém, juntando informações textuais e fotográficas, acreditamos poder entregar este projeto que visa cobrir os primeiros anos da cidade, sua aparência e o transporte existente entre 01/01/1947 e 31/12/1964. Mas, por enquanto, é somente um sonho.


DE TREM - MAPA CANOAS 1874-1946

Se for possível, passaremos a pensar na cidade antes de 1947. No nosso projeto imaginado, visamos criar linhas de trem com destino a várias cidades da Região Metropolitana. Se for viável, queremos começar as linhas na Estação Diretor Augusto Pestana, em Porto Alegre (ao lado de onde hoje se localiza a Estação Aeroporto do Trensurb), passar por Canoas levá-las a vários destinos do interior gaúcho, podendo chegar talvez até Guaporé (a 200km de Porto Alegre).

Este último projeto é quase uma certeza de que será impossível, pois geraria um mapa muito pesado (muito mais do que o Savoy 9) e requereria um tempo de montagem muito longo, além do fato de que o OMSI não é um simulador de trem.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

MAPA SANTA MIRA



Bem vindo a Santa Mira, a cidade do futuro.


HISTÓRIA
Santa Mira é uma pequena cidade interiorana que passou séculos esquecida no tempo, fruto de ser, até 2015, apenas um distrito sob governo de uma cidade maior da região. Emancipada em 10 de dezembro de 2015, ela agora tem sua própria prefeitura e visa crescer rapidamente em direção ao futuro que antes lhe era negado.



DIVISÕES
Por ser apenas um distrito até 2015, Santa Mira não tem divisões de zona. Porém, a prefeitura está trabalhando nisso e visa criar cinco zonas: Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste. Aparte do Centro, as zonas serão agrupadas em quatro subzonas geridas por subprefeituras: Nordeste,  Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Por fim, as subzonas ficarão dentro de dois setores: Setor 1 (Nordeste e Noroeste) e Setor 2 (Sudeste e Sudoeste). Apesar disso, não há data prevista para dessas mudanças e a cidade permanece como uma única zona.



TRANSPORTE
Até sua emancipação em 2015, Santa Mira não tinha transporte público local e dependia de somente uma linha que circulava em horários muito reduzidos entre o distrito e a cidade maior.

Em janeiro de 2016, a nova prefeitura criou a Viação Santa Mira para atender a agora cidade em desenvolvimento. Construída junto a um aglomerado de empresas variadas, a sede e garagem da empresa teve o início de suas obras em fevereiro de 2016 e a mesma foi entregue em 21 de setembro do mesmo ano, visando iniciar as operações até o fim de 2016.

A Viação Santa Mira conta, inicialmente, com 95 ônibus de diferentes chassis, modelos e anos, variando desde MAN E2H83 a monoblocos e CAIO Apaches, e o orgulho da prefeitura, os Marcopolo Viale BRT.




De início, a Viação Santa Mira criou 11 linhas que ligam os principais pontos da cidade, incluindo duas no formato BRT com saída à esquerda do veículo. Dois corredores BRT para carros piso baixo foram adaptados em duas novas avenidas, a III e a IV Perimetral. Na I e II Perimetral, a prefeitura estuda adaptar corredores BRT para carros de piso alto com saída à esquerda e também para ônibus comuns. Micro-ônibus ainda estão fora do orçamento da cidade, mas fazem parte dos sonhos da prefeitura.

Confira abaixo mais algumas fotos do mapa.







PREVISÃO DE ENTREGA

O Mapa Santa Mira será entregue em pelo menos duas partes:

- V1.0b - segundo semestre de 2017
- V2.0 - 2018
- Outras V - não há previsão, mas poderão ser criadas e disponibilizadas aleatoriamente quando prontas.

domingo, 18 de setembro de 2016

MAPA ELVENPATH: VÍDEO DE TESTE #1

Primeiro vídeo de teste do Mapa Elvenpath. Um breve passeio pela extensão de uma das linhas do mapa para detectar erros (colisões desativadas). ASSISTA EM 1080P!


MAPA ELVENPATH



Bem vindo a Elvenpath, uma cidade sempre em evolução.


HISTÓRIA
Criada nos anos 1800 sobre as colinas Greenwich, esta cidade cresceu com o tempo e hoje é rica em estilo cultural e arquitetônico de diversas vertentes. Devido à sua localização, Elvenpath tem uma relação muito próxima com a natureza, tentando preservar o máximo possível enquanto se expande. A cidade conta hoje com vários setores habitacionais diferenciados, exibindo desde simples casas campeiras em ruas minúsculas até enormes arranha-céus em grandes avenidas.




DIVISÕES
O centro da cidade, agora realocado, remete às ruas e avenidas do início dos anos 1900, com predominância de prédios da época. Ele se localiza a cerca de 30 minutos do marco zero de Elvenpath, ligando a zona Norte à Sul. Mais perto, a uma distância de 15 minutos, fica o Centro Administrativo, onde estão a prefeitura, a delegacia central, a justiça e as forças armadas.


A zona Leste da cidade é a segunda mais pobre, contendo maior predominância de casas modestas e antigas. Neste setor se encontra o aeroporto, que tem porte para receber apenas pequenas aeronaves e possui dois terminais. Na divisa com a zona Norte fica a Velha Estação, uma das primeiras construções para transporte urbano em Elvenpath.


Na zona Norte vivem as pessoas mais humildes, em casinhas precárias e amontoadas em ruas estreitas que correm sobre colinas e vales. É aqui que se localiza o zoológico, ponto final da maioria das linhas de ônibus que atendem a região.


A zona Sul é a mais abastada da cidade, com enormes arranha-céus por toda sua extensão e alta concentração de points diurnos e noturnos. É aqui que fica a Marina, que abriga um grande iate clube à beira de um extenso e caudaloso rio. A zona Sul dá ligação à zona Oeste através de uma extensa ponte sobre o rio. Aqui há muitas ilhas ligadas por uma estrada muito movimentada.



TRANSPORTE
Atualmente, a Velha Estação é apenas ponto turístico e de embarque e desembarque de cargas. Para suprir a demanda, a empresa de ônibus municipal gere vinte linhas que ligam todas as partes da cidade. Destas, 13 são diurnas (uma delas atende 24 horas); 4 noturnas; duas são expressas e atendem o aeroporto, e uma atende a cidade toda durante 24 horas nos feriados.


Confira abaixo mais fotos do mapa (todas da zona Leste - única terminada, por enquanto).


















ASSISTA UM PREVIEW EM VÍDEO AQUI!


PREVISÃO DE ENTREGA

Mapa Elvenpath não está nos planos principais da equipe responsável pelos mapas presentes neste site e será entregue em algum ponto a partir do primeiro semestre de 2019.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

MAPA PORTO ALEGRE: VÍDEO DE TESTE #2

Mais um pouquinho do Mapa Porto Alegre.

Muita coisa ainda não está finalizada e muito mais coisas vão ser mudadas nas próximas edições para se adequar o máximo possível ao feel de Porto Alegre.

ASSISTA EM 1080P!
ATIVE ANOTAÇÕES!

MAPA PORTO ALEGRE: VÍDEO DE TESTE #1

Finalmente vamos mostrar um pouquinho do Mapa Porto Alegre.

Muita coisa ainda não está finalizada e muito mais coisas vão ser mudadas nas próximas edições para se adequar o máximo possível ao feel de Porto Alegre.

ASSISTA EM 1080P!
ATIVE ANOTAÇÕES!


MAPA PORTO ALEGRE - Primeiras Imagens do Centro

Começamos a trabalhar na parte central de Porto Alegre no nosso mapa.

No momento, temos completas as quadras entre a Praça Pereira Parobé (Mercado Público) e a Rua Dr. Flores, juntamente com o Camelódromo (CPC), além da parte da Rua Voluntários da Pátria correspondente a esse trecho. Começamos a trabalhar na Avenida Mauá.

Veja abaixo algumas imagens.

Entrada do CPC pela Rua Voluntários da Pátria
Entrada do CPC pela Rua Voluntários da Pátria
Interior da Estação Rui Barbosa (embaixo do CPC) - anexo 1
(com pedraria antiga)
Interior da Estação Rui Barbosa (embaixo do CPC) - anexo 2
CPC visto da Avenida Júlio de Castilhos

PORTO ALEGRE: O PROJETO

Mapa com todas as linhas de ônibus em Porto Alegre. Clique para aumentar.

O projeto do mapa Porto Alegre para OMSI 2 surgiu da minha vontade de ter linhas, trajetos e paisagens familiares dentro do jogo. Por isso, comecei a mexer com o editor e logo aprendi o básico (pode-se dizer que eu seja um usuário intermediário para muito bom) para produzir mapas com qualidade.

Tenho alguns mapas pessoais que montei enquanto testava meus conhecimentos, e os dois maiores (um dos quais tem 50% do tamanho do que será o de Porto Alegre) serão disponibilizados aqui no blog assim que eu terminar de dar alguns retoques necessários.

Trabalho com várias coisas, além do emprego normal, então talvez demore um pouco ainda. O mapa de Porto Alegre, por ser o mais extenso e desafiador que eu já fiz, também poderá demorar bastante para ser disponibilizado em sua versão final.

Abaixo discorro sobre as várias versões do mapa Porto Alegre que pretendo finalizar e divulgar aqui.


V0.1 (teste 1) -  esta versão terá apenas uma linha fictícia que criei, a qual servirá de feedback para que eu saiba através de vocês o que devo melhorar e o que está bom.

V1.0 (beta) - terá 10 linhas (7 reais, 3 fictícias) da Zona Norte da cidade. 6 linhas irão até o Centro, sendo uma direta. Haverão três linhas noturnas - 2 reais e 1 fictícia - e 1 linha fictícia que circulará 24 horas.

V1.1 (alfa) - será a finalização dos trabalhos com a Zona Norte, e conterá 15 linhas.

V2.0 - o Centro será o alvo dela, e as linhas circulares da região serão incluídas. No total, terá 18 linhas.

V3.0 - será a vez da Zona Leste entrar no jogo, adicionando mais 13 linhas - totalizando 31.

V4.0 - migramos agora para a Zona Sul, aumentando o mapa em mais 15 linhas e deixando-o com 46.

V5.0 - será a versão final do mapa único, que incluirá 1 linha para a Zona Oeste (ilhas) e outras três para cidades vizinhas (uma das quais será circular fictícia que deverá durar cerca de 180 minutos). No total, o mapa terá 50 linhas (das quais 46 serão reais).

V6.0 EM DIANTE - BETAS GRATUITOS E ALFAS PAGOS. Porto Alegre tem 364 linhas de ônibus, tornando impossível a criação de um único mapa com todas elas. Porém, é meu objetivo criar ao longo dos próximos anos vários mapas realmente extensos da cidade de Porto Alegre para incluir mais linhas de ônibus e lotação (micro-ônibus) fictícias e reais.

No projeto que tenho em mente, as 364 linhas de ônibus da cidade mais as 70 de lotação serão disponibilizadas em mapas que se complementarão, assim como o de Bowdenham do Dazza1980. Porém, as limitações de software serão as peças chave neste projeto, pois elas podem impedir sua realização.

Se for possível fazê-lo, estes mapas terão versões betas que serão distribuídas gratuitamente e versões alfas que serão vendidas por um valor simbólico (como uma espécie de agradecimento), sempre na versão corrente do OMSI (seja ainda a 2 ou 3, 4, etc).


ZONAS: Azul marinho - Sul; Laranja - Centro; Amarelo - Leste; Verde - Oeste; Vermelho - Norte.
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Uva - cidades atendidas por linhas de Porto Alegre; Cinza - projetos futuros.